A Palavra se fez carne

Pr. Joselito Sena

O evangelho de João foi escrito (por volta de 90 A.D.). A igreja cristã começava a ser ameaçada pelo gnosticismo, um sistema teológico-filosófico, cujos sectários se arrogavam de um conhecimento
sublime da natureza e dos atributos divinos (Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, Gamma, 2º
vol. RJ, 1982, 605).


O gnosticismo não cria na divindade de Jesus. João escreveu o seu evangelho, principalmente, para
demonstrar que Jesus é divino, o Deus (verbo) que se fez carne e habitou entre nós.
Por isso, neste estudo, afirmamos que…

1- Jesus é o Verbo, a Palavra que se fez carne: Jo 1.1; 1.14; 29-34.

Ele é Deus e o Criador de todas as coisas. Isto é uma novidade em o Novo Testamento, porque, até então, dizia-se que Deus criou o mundo. Por esta razão também, para Deus Pai, Jesus foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8).

2- Jesus é um com o Pai: Jo 10.30; 14.8-9.

Quem vê Jesus, vê o Pai. Jesus é eterno, ele é o Deus Filho e estava com o Deus Pai desde o princípio de tudo: Jo 17.5; Ap 13.8b.

3- Jesus é a luz verdadeira que alumia a todo o homem que vem ao mundo: Jo 1.4,9.

Ele é a luz do mundo (Jo 8.12). É maravilhoso que a primeira ordem a ser dada por Deus na criação do mundo foi para que houvesse luz (Gn 1.3). João diz que Jesus é a luz do mundo e que a luz resplandece nas trevas: Jo 1.5; 1Jo 1.5-7.

4- Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: Jo 1.29.

Deus mesmo ofereceu o seu Cordeiro para tirar os nossos pecados. Conferir com Lv 5.17-19; Is 53.6-7.

5- Jesus foi rejeitado pelos “seus” Jo 1.11.

Aqui há dois sentidos de “os seus”. Primeiro, “os seus”, isto é, aqueles que foram criados por ele. Segundo, “os seus”, aqueles que eram pertencentes à nação de Israel. Por esta razão, o evangelho foi retirado temporariamente dos judeus e passado aos gentios: At 13.45-48; Rm 11.25-32.

6- Quem crer em Jesus recebe o poder de se tornar filho de Deus: Jo 1.12.

Nesse momento acontece o novo nascimento, operado pelo Espírito Santo (Jo 3.1-5), a pessoa é registrada no “Livro da Vida” (Lc 10.20 e Ap 20.11-15), torna-se herdeira de Deus e coerdeira de Jesus (Rm 8.15-17). Ao tornar-se filho de Deus, você é admitido na família celestial com todas as bênçãos de um filho celestial (Ef 1.3).

O propósito de João no seu livro é provar a divindade de Jesus. Ele tomou parte na criação de todas
as coisas, ele se fez carne e veio para os seus, mas estes não o receberam. Todo aquele que o receber torna-se filho de Deus. Para o gnosticismo o aperfeiçoamento espiritual vinha através do conhecimento. Para João o verdadeiro conhecimento é o do Filho de Deus, a Palavra que se fez carne!