Por que levantar os olhos?

Pr. Joselito Sena

João 4.35-42

Considerando que estamos em campanha para Missões Nacionais, voltamos a refletir sobre este tema, e procurar entender o motivo de Jesus nos recomendar a levar os olhos e ver a seara branca para a ceifa. Para onde os discípulos estariam olhando quando Jesus lhes imprimia uma visão especial do reino de Deus? Jesus mesmo disse que onde estiver o nosso tesouro aí estará o nosso coração… então ele recomenda ajuntar tesouros no céu: Mt 6.20-21. Paulo nos exorta a pensar nas coisas que são de cima e não nas que são da terra: Cl 3.2. Por que os discípulos deveriam “levantar” os olhos naquele momento?

1- Para ver com a visão de Deus: Jo 4.35 – Ele não quer que ninguém se perca.

Imagine como fica o coração do Pai Celestial ao ver a cegueira de quem insiste em andar no caminho da morte! A Bíblia afirma que os pensamentos e caminhos de Deus são mais altos do que os nossos: Is 55.9. Deus não vê como nós vemos. Esta é uma das razões de fazermos juízos errados, de tomarmos decisões erradas e, muitas vezes, envolvermos Deus. O crente carnal e o homem que não se converteu não conseguem ver como Deus vê porque é preciso levantar os olhos! Jo 4.35 e 1Cr 2.14.

Para ver com a urgência de Deus: Jo 4.35 – Ah! Se pudéssemos antever o que aconteceria nos países atingidos pelo tsunami! Se aqueles jovens que foram ao Peru e morreram num acidente de trânsito soubessem que era uma viagem para a eternidade, o que você acha que eles fariam? Por que será que as pessoas brincam tanto com a urgência de mudança de vida e aceitação de Jesus? Para ver a urgência de Deus em relação às nossas vidas é preciso não olhar apenas para este mundo, é urgente levantar os olhos!

Para ver que os campos estão prontos: Jo 4.35 – A palavra ceifa θερισμος (therismo) é aplicada à colheita de algum produto da terra, mas, figuradamente, aponta para o juízo final. Jesus tem diante de si uma realidade terrena que aponta para um significado futuro. Sua volta à terra vai apanhar muitos despercebidos: Mt 24.44 “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”. A revista Times publicou recentemente o seguinte: “O mundo deve se preparar para guerra com o Irã”. São os campos “brancos para a ceifa”! Essa “brancura” dos campos é também um desafio a nós que temos compromisso de plantar e colher. Quem está colhendo as vidas preciosas deste mundo? Então, você precisa levantar os olhos.

2- Para descobrir quem você é: Plantador ou ceifeiro? Jo 4.36-37 –Cada um de nós tem uma missão, um ministério.

Deus vai pedir contas. Nem sempre o plantador é o colhedor. Porém, cada um é recompensado pelo seu trabalho. Esta é uma das razões de investirmos na formação de ministérios este ano. Cada crente será um ministro de Deus nesta igreja. Ninguém vai ficar sem função. Para tanto, é preciso levantar os olhos.

3- Para crer em em Jesus: Jo 4.28, 39-42 – Jesus aproveitou o encontro com a mulher samaritana para quebrar preconceitos, elevar a mulher, salvar uma pecadora, ensinar aos discípulos e se revelar como o Messias prometido a Israel.

A Bíblia é enfática em que os samaritanos creram em Jesus como o Salvador e testemunharam sua fé. Eles também levantaram os olhos. Somente a fé em Jesus é que nos levanta. Talvez sua maior necessidade hoje seja levantar os olhos e olhar para Jesus, tendo uma experiência pessoal com ele. Note que os samaritanos não se limitaram ao testemunho da mulher. Eles vieram a Jesus. Você também quer ter uma nova visão de Deus hoje? … Levante os olhos!