A Família no Propósito de Deus

Pr. Joselito Sena

Gênesis 12.1-3

No encerramento do mês da família, e refletindo sobre a importância da família e como esta se encontra no propósito divino, convidamos a todos a uma reflexão de, ao invés de olhar para os defeitos ou falhas uns dos outros, olhar para o propósito de Deus para a família.

1 – Deus tem o propósito de abençoar sua família:

“De ti farei uma grande nação, e te abençoarei”. É necessário frisar que é Deus quem abençoa cada família, quando ele diz “te abençoarei”. Vale lembrar ainda que o tempo do verbo está no futuro. Isso significa “certas condições” para uma família ser abençoada. Abraão precisava crer, obedecer e esperar. Ele também deveria passar por algumas experiências e ser preparado para o momento da bênção. Ele seria abençoado, mas primeiro precisava tornar-se uma bênção.

2 – Deus tem o propósito de que toda família se torne uma bênção.

“Sê tu uma bênção”. Deus abençoa a cada família, mas a decisão de ser uma bênção é pessoal. É uma questão de vontade, de desejar e buscar. Note que o tempo do verbo está no imperativo. Não foi e nem será, mas “sê” uma bênção. É a ideia de um “presente contínuo”. Apesar do propósito divino, Abraão e Sara tiveram momentos angustiantes.

2.1 “Descer” para o Egito, por causa da fome: Gn 12.10. Mesmo a família que Deus vai abençoar
pode ter crise financeira, desemprego e mudança de residência.
2.2 Sofrer ameaça de separação. Por duas vezes tentaram tomar a mulher de Abraão: Gn 12.13;
12.19.
2.3 Contendas entre familiares, Ló e Abraão: Gn 13.7; Gn 13.8-11.
2.4 Sequestros e guerras. Ló foi levado com toda a família: Gn 14.1-12.
2.5 Limitações de saúde. Sara foi estéril por 89 anos: Gn 11.30; 17.17; 21.5. Isso prova que nada é
impossível para Deus: Gn 18.14.


3 – Deus tem o propósito de abençoar todas as famílias da terra.

Gn 12.3. Talvez você não compreenda como Deus tem um propósito para sua família se você tem passado por tantas crises. Porém, como vimos anteriormente, Deus cumpriu o seu propósito na vida de Abraão, apesar das crises pelas quais passou: Gn 24.1, 35; Gn 26.28; Gn 26.29. Se tivéssemos tempo ainda falaríamos dos Sl 128, onde Deus promete abençoar o marido, a mulher, os filhos e até os netos… Mas isso fica para outra oportunidade.


O que fazer para que a família esteja no propósito de Deus? Primeiro. Crer que é propósito de Deus
abençoar, dar vitória à sua família. Note que a bênção é para todas as famílias… Então, creia. Ponha esperança no seu coração Não julgue nada impossível para Deus. Isso foi o que o anjo disse
para Sara quando ela julgou impossível o cumprimento da promessa. Segundo, faça sua parte. A
parte de Abraão foi crer e obedecer. Terceiro, decida ser um instrumento de bênção. A maioria das
pessoas é infeliz, porque vive apenas para si. Ponha isso no coração. Deus tornou você e seu cônjuge uma família porque tem o propósito de abençoa-los e fazer de vocês uma bênção para outros.